Tinta Lousa

A tinta lousa ou quadro negro, sempre comum em salas de aula, agora também serve como decoração e cada vez mais invade as casas das pessoas que querem um ambiente diferente e inovador. Versátil, pode aparecer em salas, cozinhas, quartos e terraços.
Na opinião da arquiteta Natália Shinagawa, as lousas são ótimos elementos de decoração pelo efeito de parede escura e também pela sua funcionalidade. Nela, é possível desenhar, anotar recados, escrever frases, fazer listas de casa, entre outras funções. E o melhor, tudo pode ser apagado rapidamente.
“Sabendo usar a lousa se encaixa em qualquer ambiente. Só não gosto muito do efeito no banheiro, pois acho que este ambiente pede cor mais clara e visual mais limpo. Mas em lavabos ela pode cair bem”, define Natália.
A tinta lousa, mais conhecida nas cores verde e preta, já pode ser encontrada também em azul, rosa e amarelo. Além da tinta especial, o material pode ser adquirido também em forma de quadro, que pode ser fixado em qualquer parede.
Evelyn Luci, arquiteta, diz que as lousas podem ser aplicadas em caixas, tampos de mesas de madeira, geladeira, paredes ou armários. “Hoje elas são grandes aliadas para uma decoração, deixando o ambiente mais divertido e que podem ser mudados com frequência”, complementa.
Como a ideia da tinta lousa utilizada é relativamente nova, é mais procurada por jovens e pessoas mais descoladas, e cai bem em decorações descontraídas e em ambientes menos formais, além de dar um visual moderno, segundo Natália.
Evelyn lembra que, antes da aplicação da tinta lousa, é importante saber se alguém da casa tem alergia ao pó de giz.
Abaixo, veja algumas dicas das arquitetas:
1 – Natália mostra um projeto de quarto de menina utilizando três tons nas paredes. Uma com papel de parede listrada, uma lisa e outra com a tinta lousa. Essa ideia se encaixa bem para crianças pequenas, que podem aproveitar para rabiscar a vontade. Abaixo, trago uma sugestão interessante: a lousa fica próxima à escrivaninha e  perto das prateleiras da menina. dá pra colocar hórarios de provas e outros compromissos.

2 – Já para um quarto de um adolescente, fica legal uma parede de lousa principalmente para estudar, na opinião de Evelyn.

3 – Para a cozinha, Evelyn sugere a aplicação da tinta lousa na parede acima do fogão. Para a arquiteta, é uma ótima opção para anotar os cardápios da semana. Fica legal tamb+em perto daquele arma+rio onde a gente guarda pote, pratos, essas coisas. Outra forma é usar o efeito da tinta lousa na geladeira antiga, que pode dar um visual diferente e moderno.



4 – Na sala, na opinião de Evelyn, não pode ter medo de ousar. A arquiteta sugere um mix na parede, utilizando tijolos aparentes com a tinta lousa, onde pode-se escrever recados, joguinhos, dizeres e o que imaginar. abaixo, mostro uma foto em que se faz uma referência ao rock. fica muito jovem, moderno.
5 – Outra ideia projetada por Natália é para a área do terraço. Utilizando um painel de madeira para a TV em uma parede, revestimento de ladrilho em outra e um quadro de lousa o ambiente fica mais descontraído.
Abaixo trouxe mais duas fotos de quartos, pra você. Um feminino e outro masculino.


fonte: Revista Zap Imóveis.

0 comentários:

Postar um comentário

 

SevenballChannel